Escritório de Maquete Eletrônica para Arquitetura - Belo Horizonte

Design de Banner da Obra: A Importância da Resolução Adequada para Impressão

A maneira correta de fazer a impressão do seu banner

12/05/2024 - 14:58
Stand Vendas Homem olhando mulher vendendo um apartamento enquanto outras pessoas negociam.
Stand de Vendas de um Banner feito pela Fabio Marcio Maquete . Foto: Acervo Pessoal

Na Fabio Marcio Maquete, compreendemos a importância de adaptar a resolução às necessidades específicas de cada projeto. Nesse artigo, vou me aprofundar no mundo do design de banners e materiais impressos, abordando a resolução adequada para impressão e como esse elemento desempenha um papel crucial na qualidade final do produto. Também destacarei o design personalizado de banners e a integração de maquetes digitais, mostrando como essa estratégia pode atrair a atenção de futuros moradores para sua obra em construção, com um investimento quase sem custos. Vamos explorar esses temas mais a fundo abaixo.

Antes do artigo, aqui está um glossário dos termos usados:

  • DPI: Pontos por polegada
  • LPI: Linhas por polegada
  • Saída: Material a ser impresso (outdoor, folder etc.)

Existem alguns tipos de impressão, não vou me aprofundar em cada um deles para não tornar este artigo muito extenso:

  • Offset: é a mais usada no mercado, embora estranhamente seja a menos popular, imagino que por desconhecimento. É mais usada em alta tiragem e utiliza DPI.
  • Difusão de erro: seria a mais popular e com a qual todos já tiveram contato, sendo a impressora jato de tinta o melhor exemplo.
  • Laser ou termo impressão: mais conhecida em sua versão p/b, essa seria LPI.

Nota: a diferença entre elas seria a distribuição dos pontos, a policromia é muito mais organizada que a difusão. Se olhar bem de perto ou utilizando um conta fio, dá para melhorar a distribuição e angulação dos pontos.

Conta fio.
Conta fio. (Internet)

Introdução

Agora vamos abordar um assunto delicado em vários grupos: a resolução da imagem, indo além do mito popular de que 300 DPI é sempre a resolução ideal. Vou explorar como a resolução varia de acordo com o tipo de impressora e o tamanho da saída final do produto, além de discutir a aplicação da resolução de 300 DPI em contextos específicos.

Na Fabio Marcio Maquetes, entendemos que a resolução adequada para impressão de banner pode variar dependendo do tipo de impressora e do tamanho final da saída, seja outdoor, banner, livro de apresentação, folder ou flyer. Existe um mito moderno de que a resolução deve ser sempre 300 DPI. A realidade é que essa medida quase nunca é a mais apropriada. Trabalhando muitos anos em uma gráfica, como pode ver na minha história, aprendi a calcular exatamente o DPI.

Como funciona a impressão:

A ideia é bem simples: cada tinta CMYK lança um ponto. Conforme o ponto M fica mais próximo do Y, vai formar o vermelho. Conforme fica mais distante, vai ficar laranja. Isso ocorre por causa do nosso olho que embaralha o que vemos. Em resumo, a impressão é um método de enganar nossa mente.

Cálculo do tamanho da impressão:

Para banner, que é o nosso foco neste artigo, seria a difusão de erro. Aí que o mito cai. Para fazer uma impressão dessa, o correto é calcular a porcentagem. Essa informação pode ser obtida na gráfica. Caso negativo, faça sempre cerca de 30% para banner e 10% para outdoor. A lógica é a seguinte: em uma revista, os pontos por polegada são quase invisíveis, cabendo um total de 300 pontos. O mesmo não ocorre em um banner, onde os pontos são maiores. Por isso, podemos reduzir o tamanho em pixels do projeto gráfico.

Adaptação à Impressão Real:

Para banners, a resolução pode ser significativamente menor do que 300 DPI, pois são visualizados a distâncias maiores e os pontos por polegada são maiores. Nesses casos, podemos reduzir o tamanho da imagem do projeto ou diminuir a resolução. Uma resolução de 120 DPI pode ser suficiente para garantir uma impressão nítida e de alta qualidade.

Para um outdoor, podemos ser mais agressivos, pois os pontos são ainda maiores. Portanto, podemos usar uma resolução de 75 ou 10% do tamanho real em pixels.

Uso da Resolução de 300 DPI:

A resolução de 300 DPI é comumente associada à impressão de alta qualidade, como em revistas, folders policromáticos e materiais impressos de alta resolução. Para esses casos, a alta densidade de pixels garante uma reprodução fiel dos detalhes da imagem.

Nota lógica: Como você deve ter percebido, há mais pontos em uma revista, logo ela gasta mais tinta. Portanto, seria loucura imprimir um banner na mesma resolução, já que nosso olho dispensaria a maioria dos pontos, resultando em gasto excessivo de tinta e um tempo irreal.

Nosso Compromisso com a Qualidade:

Na Fabio Marcio Maquetes, estamos comprometidos em fornecer designs de banner que atendam às especificações de impressão de cada projeto. Com minha experiência de 15 anos, nossa metodologia é trabalhar em estreita colaboração com você para determinar a resolução mais adequada com base no tipo de saída, tamanho e finalidade. Utilizamos tecnologia de ponta e práticas que garantem que seus banners se destaquem e transmitam sua mensagem com clareza, independentemente da resolução necessária para a impressão.

Design Personalizado ou Integração de Maquete Digital:

Além disso, oferecemos a opção de criar um design completo para o seu banner ou integrar uma imagem da maquete digital do seu projeto. Isso permite que você tenha um banner personalizado que destaque os pontos fortes da sua obra.

Atraia Olhares de Futuros Moradores:

Colocar um banner na frente da obra enquanto ela está sendo construída é uma estratégia inteligente de marketing. Além de promover o seu empreendimento, cria uma expectativa positiva na comunidade local e atrai olhares curiosos de futuros moradores em potencial. Na Fabio Marcio Maquetes, estamos comprometidos em ajudá-lo a promover sua obra de forma eficaz e impactante. Entre em contato conosco hoje mesmo para discutir suas necessidades de design de banner e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing de maneira criativa e econômica.

Seguindo a lógica:

Banner não é algo dos anos 2000, já existe bem antes e se forçar a memória, vamos lembrar que a câmera fotográfica não vai alcançar 30 mil pixels. Lembrando que a conta de megapixels não é uma conversão de pixel direta, como mostra na figura abaixo.

Megapixel

Pixels (300dpi)

Impressão (cm)

2.1 1200 x 1800 pixels 10,16 x 15,24cm
3.1 1500 x 2100 pixels 12,7 x 17,78cm
7.2 2400 x 3000 pixels 20,32 x 25,4cm
8.6 2400 x 3600 pixels 20,32 x 30,48cm
13.8 3300 x 4200 pixels 27,94 x 35,56cm
34.5 4800 x 7200 pixels 40,64 x 60,96cm
43.2 6000 x 7200 pixels 50,8 x 60,96cm

Conclusão:

O mito existe há mais de 20 anos, não será um simples texto na internet (não é o primeiro) que vai acabar com isso. Porém, quando falamos em imagens geradas por computador, ainda mais na época das IAs (inteligências artificiais), fica inviável produzir um banner de 3 metros, já que, como você pode ver na figura abaixo, seria mais de 30 mil pixels.

Stand Vendas Homem olhando mulher vendendo um apartamento enquanto outras pessoas negociam.
Janela do 3dsMax para converter px em cm . Foto: Acervo Pessoal